top of page
Logo fundo transparente.png

Crea-SP mantém compromisso com sustentabilidade, equidade e transformação digital

  • Foto do escritor: AAEAA
    AAEAA
  • 19 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Publicado no site do CREA- SP

O Crea-SP vive um importante momento de transformação que marca seus 87 anos de história. Avanço tecnológico, práticas sustentáveis e envolvimento de uma equipe cada vez mais diversificada são peças-chave na missão de tornar o Conselho referência em qualidade de serviços públicos.

Preocupado também com os impactos de sua atuação, o Crea-SP entra no seu segundo ano como signatário dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, documento em que se comprometeu a desenvolver e divulgar ações relacionadas a Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

Sustentabilidade Ambiental

Na área de meio ambiente, o Crea-SP foi o primeiro Conselho profissional a contribuir com o registro público de emissões de gases do efeito estufa (Programa Brasileiro GHG Protocol), iniciativa pioneira no país para a divulgação dos inventários das organizações participantes.

São dados que norteiam o conhecimento dos processos, análise de riscos, identificação de oportunidades, desenvolvimento de estratégias corporativas e conferem transparência em relação às informações sobre mudanças climáticas. Atualmente, o sistema conta com cerca de 3 mil documentos desse tipo, maior base de relatórios organizacionais públicos da América Latina.

Internamente, o Conselho segue os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens e contratação de serviços ou obras. Todos os contratados declaram por documento a obrigatoriedade do cumprimento integral do que estabelece instrução normativa. Normas acerca do tipo de material de limpeza utilizado, desperdício de água e energia, fornecimento de equipamentos de segurança para realização dos serviços, separação dos resíduos recicláveis, treinamento de funcionários sobre sustentabilidade etc.

As práticas sustentáveis também são levadas aos eventos externos do Crea-SP: uso de copos biodegradáveis, coleta seletiva de lixo e destinação correta de resíduos, bem como a comunicação visual e a iluminação pelo sistema de LED, além da distribuição de mudas de árvores aos participantes dos eventos para neutralizar a consumo de água, energia e resíduos sólidos.

Responsabilidade com a acessibilidade

O Conselho também firmou parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em 2020, com objetivo de garantir o cumprimento da legislação acerca da acessibilidade em edificações, mobiliário urbano e transporte e, assim, desenvolver soluções integradas, treinamentos, capacitação e conscientização voltadas às normas vigentes.

Momento Crea-SP

Todas essas ações são acompanhadas por um processo de transformação digital que começou com a entrega em fevereiro de 2021 de um novo site, que deixou o principal canal digital do Crea-SP mais interessante, amigável, acessível e responsivo. E um novo portal, que dará acesso aos principais serviços, já está sendo desenvolvido de forma colaborativa.

No mês passado foi disponibilizada, em versão beta, a Carteira Digital Profissional, entrega que tornou mais seguro e prático o documento do profissional registrado.

Seja nas ações sociais ou de avanço tecnológico, o Crea-SP acredita que é o momento de trazer as pessoas para o centro das decisões, a fim de melhorar a experiência de colaboradores e profissionais junto ao Conselho.



Comments


bottom of page